Portal de Conferências, XI Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe

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Olhares sensíveis para os estudos críticos nas pós-graduações em Ciência da Informação no Brasil
Anna Cristina Brisola, Nathália Romeiro, Carla Viola

Última alteração: 2019-03-16

Resumo


Este estudo tem como objetivo defender a importância dos estudos Críticos (Teoria Crítica, Pedagogia Crítica e Competência Crítica em Informação), nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) brasileiros. Discute o que são os estudos críticos e também a importância dos Projetos Político Pedagógicos para a construção curricular, a elaboração de ementas e transparência na disponibilização dos dados nos sites dos PPGCI. Para delinear o escopo da pesquisa adotamos as metodologias quantitativas e qualitativas para analisar a presença dos conteúdos críticos nas disciplinas dos PPGCI disponibilizadas on-line, também foi analisada a presença de autores críticos, de termos e conceitos críticos que evidenciam alguma abordagem crítica nas disciplinas analisadas. Esse estudo se justifica pois consideramos que as pesquisas em Ciência da Informação só têm a ganhar com pesquisas mais sensíveis, apuradas e mais voltadas à práxis, ou seja, com influência mais ampla dos estudos Críticos e desenvolvimento da Competência Crítica em Informação dos pós-graduandos.

Palavras-chave


Competência Crítica em Informação. Teoria Crítica. Pedagogia Crítica. Ciência da Informação. Formação. Currículo.

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