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Gestão documental e curadoria digital em arquivos universitários: um estudo de caso
Laís Alpi Landim, Anahí Rocha Silva, Maria José Vicentini Jorente

Última alteração: 2019-03-17

Resumo


O vertiginoso crescimento da produção documental arquivística institucional produzida e a informação registrada e armazenada em suportes eletrônicos trouxeram novos problemas à gestão dos documentos, pelas suas especificidades em relação ao suporte papel. Por outro lado, a exigência de instrumentos de pesquisa e sistemas mais eficientes impôs repensar as estratégias de gestão documental no plano micro arquivístico e de serviços oferecidos, especialmente nas seções de comunicações, ou de protocolo, responsáveis pela gestão dos documentos de arquivo das instituições públicas de maneira geral. Neste cenário, uma hipótese de solução possível para diminuir os riscos de perda de informação, integralidade e de autenticidade que correm os documentos digitais é a Curadoria Digital, uma proposta integrada de tratamento de objetos digitais. No contexto da Universidade Estadual Paulista (UNESP), centro de referência de ensino e pesquisa do Brasil e, atualmente, internacional e multicampi (34 unidades distribuídas em 24 cidades), este artigo propõe-se a demonstrar as atribuições e competências da seção de protocolo institucional e as transformações advindas da sua automatização, sob a perspectiva da gestão documental e da Curadoria Digital. O estudo de caso, classificado como exploratório, dispõe um levantamento de dados conjugado à pesquisa bibliográfica e observação participante. Além das dificuldades habituais de padronizar práticas para registros de arquivamento da universidade, verificam-se mudanças ocasionadas na atividade dos arquivistas e a função dos arquivos, reflexos da adoção de sistemas de informação eletrônicos para gestão dos documentos da instituição, da sua fundação em 1976 até a atualidade. Destaca-se a publicação de um conjunto de normas legais para implementação de uma política informacional de gestão dos documentos de arquivo de natureza administrativa e acadêmica, a partir do ano de 2012. Os resultados apresentados proporcionam uma visão de conjunto das práticas arquivísticas cotidianas que caracterizaram a trajetória da UNESP. Considera-se que o desenvolvimento de um estudo dessa natureza apresenta reflexões a partir de uma realidade concreta de práticas de gestão documental, realizada ao longo de quatro décadas, e contribui para o entendimento da necessidade de implantação de uma Curadoria Digital de documentos arquivísticos universitários, a fim de oferecer subsídios à preservação de documentos em cumprimento às determinações legais, e para a memória institucional.


Palavras-chave


Informação e Tecnologia. Curadoria Digital. Gestão da Informação e do Conhecimento. Arquivos Universitários.

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