Última alteração: 2017-10-13
Resumo
A popularização da internet potencializou o uso das mídias sociais impactando diretamente no pensar e agir de indivíduos e organizações, dentre as quais destacam-se as bibliotecas. Este cenário marcado pelas manifestações humanas transformadas pelo meio digital exige reflexão e planejamento a respeito do modo como as bibliotecas tem se posicionado e utilizado as mídias sociais de forma que sejam relevantes e confiáveis motivando a interação e o engajamento de seus usuários. Este estudo de caso, aplicado em duas bibliotecas universitárias públicas federais, avalia, por meio de monitoramento das mídias sociais, como e quanto estas unidades de informação tem se apropriado das redes sociais digitais no que se refere ao conteúdo e frequência das postagens e à interação com seus respetivos usuários. Para tanto, foram monitoradas as mídias sociais Facebook e Twitter de uma biblioteca de Minas Gerais e outra de Santa Catarina, no período de 4 a 31 de maio de 2017, por meio das ferramentas LikeAlyzer, Foller me, Fanpage Karma e Socialbakers, além da classificação manual por meio de observação sistemática. Os resultados obtidos mostram que o monitoramento de mídias sociais além de ser um instrumento fundamental para que a biblioteca tenha sucesso na promoção de seus produtos e serviços e em sua comunicação na sociedade contemporânea, é uma área nova, bastante promissora, a ser explorada pelos profissionais da informação por meio do aperfeiçoamento contínuo e do compartilhamento de conhecimento entre os pares.