Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Os estudos sobre conhecimento organizacional, em especial os específicos sobre ambientes empresariais, em geral se preocupam em compreender como o conhecimento individual pode ser incorporado pela organização e de que maneira o conhecimento gerado por um sujeito organizacional pode ser identificado e compartilhado a outro. A noção do conhecimento organizacional como um ativo a ser gerenciado, do sujeito organizacional como criador de conhecimento e da organização como um ambiente social, que pode proporcionar e incentivar o compartilhamento de conhecimentos individuais, na perspectiva de torná-los tangíveis é o pressuposto que alicerça esta pesquisa. A gestão organizacional é fundamentada em conhecimento, em que: parte do conhecimento tácito pode ser explicitado; o conhecimento coletivo é gerado a partir do conhecimento individual de diferentes sujeitos organizacionais; as atividades de conhecimento podem ser gerenciadas pela organização. Aborda-se a organização contemporânea como espaço dependente do conhecimento e da socialização de experiências individuais entre os sujeitos organizacionais. Destaca-se a importância da construção de conhecimento coletivo, que é fator determinante para impulsionar à aprendizagem, à criatividade, à inovação e o desenvolvimento de competências essenciais que gerem inteligência organizacional. Pesquisa exploratória, tendo como objetivo explanar teoricamente a contribuição da gestão do conhecimento para o processo de inteligência competitiva organizacional, fundamentada nas concepções teóricas sobre conhecimento, conhecimento organizacional e gestão de conhecimento, cujo enfoque abrange: cultura informacional, aprendizagem organizacional e competência em informação voltados ao processo de inteligência competitiva organizacional.