Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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Retratos e testemunhos nas memórias da repressão e da resistência: uma interpretação do filme Retratos de Identificação dirigido por Anita Leandro
Maria Guiomar da Cunha Frota

Última alteração: 2018-03-11

Resumo


O documentário Retratos de identificação de Anita Leandro (2014) tem como centro os retratos e os testemunhos de quatro protagonistas que participaram dos movimentos de resistência ao golpe militar de 1964. O artigo apresenta uma interpretação do filme com o objetivo de problematizar a questão das relações entre os retratos da repressão e os testemunhos das vítimas, ao longo de um processo conflituoso de reconstituição das memórias. Considera-se que essa é uma problemática relevante no campo das pesquisas sobre Memória e Informação por abrir caminho para a reflexão sobre os arquivos e o lugar das imagens, dos testemunhos orais e dos documentos, na reconstituição da memória. A metodologia adotada está centrada na análise combinada de dados visuais e de testemunhos orais, a saber: os retratos de identificação dos presos, encontrados nos arquivos do DOPS/RJ e apresentados pela diretora Anita Leandro aos seus testemunhantes e os testemunhos das vítimas ao reverem os retratos. A conclusão principal é que os documentos da repressão e da resistência não podem ser considerados como fontes portadoras de verdade e de prova independentes dos contextos de produção e de reinterpretação. Assim os profissionais e os pesquisadores do campo da informação precisam de um olhar crítico e inquiridor sobre as múltiplas potencialidades dessa documentação para a efetivação da justiça transicional e a realização da pesquisa histórica.

Palavras-chave


Memória; Documento; Documentário; Testemunho; Imagem.

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