Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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A COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DA FUNÇÃO EDUCATIVA DO BIBLIOTECÁRIO
Gleice Pereira, Bernadete Santos Campello

Última alteração: 2017-09-15

Resumo


Esta pesquisa buscou compreender o trabalho educativo do bibliotecário no cotidiano escolar, especificamente no que diz respeito às suas práticas de colaboração com a equipe da escola, objetivando caracterizar os tipos e formas de trabalho colaborativo entre a equipe escolar (professores, bibliotecários e pedagogos). O referencial teórico foi composto com base no modelo Teacher/Librarian Collaboration, desenvolvido por Montiel-Overall (2005a; 2005b). O modelo é composto de quatro facetas: cordenação, cooperação, instrução integrada e currículo integrado, que identificam o tipo de interação e comunicação que ocorre entre bibliotecários e professores na escola e constituem um continuum que vai de um nível relativamente baixo de envolvimento entre os colaboradores, até um profundo comprometimento e envolvimento intelectual. A pesquisa foi de cunho qualitativo, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevista com nove bibliotecários atuantes em escolas públicas e privadas de ensino fundamental de quatro Estados brasileiros. A amostra foi intencional, com a seleção deliberada dos participantes, possibilitando a escolha de atores representativos da população a ser pesquisada. Como resultados foram identificadas práticas colaborativas nos quatro níveis do modelo, em diferentes proporções. A conclusão mostrou que o modelo Teacher/Librarian Collaboration permitiu identificar práticas de colaboração professor/bibliotecário, determinar os diferentes níveis de colaboração e identificar fatores que interferem no processo. O uso do modelo revelou a complexidade da colaboração, identificando diferentes possibilidades de professores e bibliotecários trabalharem em parceria. A presente pesquisa mostrou ainda que, em cada categoria do modelo Teacher/Librarian Collaboration, há, nos fazeres do cotidiano, possibilidades que poderiam funcionar como meta em direção ao nível mais elevado de colaboração. No Brasil, o futuro da colaboração professor/bibliotecário dependerá de esforços coletivos dos bibliotecários para rever seus papéis, a fim de trabalhar em conjunto, na garantia de que todos os envolvidos direcionem o leme em sentido único.


Palavras-chave


Colaboração professor/bibliotecário; Níveis de colaboração; Cotidiano do bibliotecário; Prática educativa do bibliotecário.

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