Última alteração: 2018-03-11
Resumo
Analisa os vinte anos dos “Seminários Cultura e Mídia” (1996-2016), atividades acadêmicas promovidas pela disciplina CULTURA E MÍDIA, ofertada pelo Curso de Biblioteconomia da UFC e que estudam a cultura e a mídia como mediações culturais e infocomunicacionais. São duas as bases teóricas: teoria da complexidade e Estudos Culturais. O material empírico foi produzido nos seminários comemorativos dos vinte anos desse evento. Compuseram os seminários de 2015.1 e 2016.2 manifestações culturais (pesquisadores, intelectuais, professores, pessoas do povo); as artes (música, teatro, literatura, cinema); estudos étnicos; culturas afrodescendentes; manifestações populares urbanas e rurais; a literatura popular, cordel, xilogravura, artesanato; estudos sobre televisão, jornalismo, publicidade, internet; as mediações informacionais diversas (leitura e práticas leitoras; mediação e cultura informacionais). Uma análise transdisciplinar embasada na teoria da complexidade (Morin, 2007), nos estudos dos cotidianos (Certeau, 1994), das mediações comunicacionais e informacionais (Feitosa, 2016), (Ferrara, 2015), (Almeida Junior, 2009). As perguntas de partida giram em torno das formas de mediação cultural e informacional contemporâneas e como elas alteram os cotidianos atuais. Vídeos e fotografias; slides das apresentações dos convidados; entrevistas com os convidados; portfólios dos alunos são os materiais empíricos da pesquisa. Eles vêm sendo analisados pelos métodos etnográficos e da análise de conteúdo, o que serve também para analisar as formas de mediação cultural e informacional dos fazeres artísticos, culturais e midiáticos e do modo como os alunos da disciplina percebem as formas diversas de mediação informacional. São produtos desse trabalho pesquisas de ensino e ações de extensão; artigos científicos publicados; atualização bibliográfica e de conteúdo da disciplina que abriga os seminários. Encontram-se em curso a edição de um livro memória; uma revista científica; um documentário; um portfólio eletrônico dos trabalhos dos alunos. Os resultados até aqui apresentados têm alimentado as bibliografias básica e complementar da Disciplina Cultura e Mídia, com novas abordagens epistemológicas que já vêm sendo aplicadas em suas práticas didático-pedagógicas.