Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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EXPANSÃO DO DOMÍNIO DO ARQUIVO: MEMÓRIA CULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE
Giulia Crippa, Ieda Pelógia Martins Damian

Última alteração: 2017-09-15

Resumo


Este trabalho se propõe a refletir sobre o uso do termo arquivo em relação a coleções e lugares que se constituem a partir de materiais distintos dos documentos contidos em arquivos tradicionais, mas que utilizam este termo para serem identificados. Entende-se como arquivo tradicional aquele que responde à definição de conjunto de documentos produzidos por uma entidade com finalidades administrativas e comprobatórias. Ao longo do trabalho, é possível observar como a definição de documento passou por transformações ao longo do século XX e, por consequência, as definições de documento e de arquivo também sofreram transformações. Estas mudanças implicam em diferentes percepções e apropriações por parte dos usuários. Para entender as possibilidades de mediação destes arquivos “híbridos”, foi selecionado o exemplo de uma instalação permanente que é parte de um percurso museológico. Instalação que, através de uma linguagem mediadora de tipo poético, através de peças de arquivo, oferece ao público caminhos de apropriação não somente do próprio arquivo em sua função comprobatória, mas, também, uma reflexão epistemológica sobre a constituição das memórias através da lógica taxonômica que pertence ao arquivo. Trata-se da instalação permanente de Christian Boltanski dedicada à memória do massacre de Ústica, acontecimento durante o qual, em 27 de junho de 1980, um míssil até hoje de origem desconhecida derrubou um avião civil, matando 81 pessoas entre passageiros e tripulação.


Palavras-chave


Arquivo; Mediação; Memória; Massacre de Ústica.

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