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UNIVERSIDADE E BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL: o caso da Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense
Marina Mayrinck, Elisabete Gonçalves de Souza

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Contextualiza as bibliotecas universitárias aproximando-as do conceito de regime de informação, entendendo-as como instituições comunicativas, organizadoras e produtoras de informações e conhecimentos. Tem como objetivo conhecer os fundamentos sociopolíticos do projeto que deu origem à Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, biblioteca inaugurada em 1994, com recursos oriundos do acordo político-financeiro realizado entre o Ministério da Educação do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Discute a biblioteca universitária como espaço de formação humana, cuja ação se realiza por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, ações estas indissociáveis tendo em vista a função social desta instituição para a sociedade em geral. Mostra que os projetos para a criação das bibliotecas universitárias e o conceito de campus universitário surgem como uma exigência da Reforma Universitária de 1968, cuja política se estende até as décadas seguintes. Aborda a história da formação da Universidade Federal Fluminense, da formação do Núcleo de Documentação e a criação da Biblioteca Central do Gragoatá. Para compreender a história desta biblioteca e sua função acadêmica e social, além do levantamento de fontes primárias, recorreu-se às memórias individuais, por meio de entrevistas e depoimentos junto aos diretores do Núcleo de Documentação e chefias da biblioteca, pessoas que estiveram envolvidas em seu projeto, que viveram o seu cotidiano e fizeram parte da sua história.

Palavras-chave


Ensino superior no Brasil; Biblioteca universitária; Universidade Federal Fluminense; Biblioteca Central do Gragoatá

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