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O PAPEL DOS AMBIENTES DIGITAIS NA ACADEMIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDIOSOS PORTUGUESES E BRASILEIROS
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
O presente trabalho visa avaliar as finalidades e o valor agregado percebidos por docentes/investigadores brasileiros e portugueses em relação a ambientes digitais como veículos de interação, compartilhamento de informação e colaboração científica. Para isto, foi empregado um questionário tipo survey, incluindo tanto questões de múltipla escolha, como perguntas abertas. O questionário foi aplicado, através de uma plataforma on-line, a docentes/investigadores associados a Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Ciência da Informação e Documentação no Brasil e em Portugal. Foram recolhidas 64 respostas válidas. Para o recorte deste artigo, foi trabalhada a questão aberta, referente a categoria comportamento infocomunicacional, que corresponde à subcategoria presença acadêmica on-line, partilha colaboração e participação. Para tanto, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin. Os resultados demonstram que os docentes/investigadores têm plena consciência do potencial dos ambientes digitais para a democratização e otimização da comunicação, da gestão de projetos de pesquisa, do compartilhamento de informações e da geração de conhecimento científico em escala global. Face à evidência empírica resultante dos dados recolhidos, conclui-se que os professores/investigadores brasileiros e portugueses reconhecem o potencial dos ambientes digitais, para o desenvolvimento de suas atividades científicas.
Palavras-chave
Ambientes digitais; Ciência da Informação; Biblioteconomia; Programas de Pós-Graduação, Brasil e Portugal
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