Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA
Maria Cristina Gomes, Linete Bartalo

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Com o objetivo de analisar a competência em informação do pedagogo que atua em colégios estaduais de uma cidade do interior do Paraná, desenvolveu-se esta pesquisa como dissertação de um Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. Foram identificadas as competências profissionais necessárias ao seu trabalho, suas necessidades informacionais, fontes de busca e formas de uso da informação, além de avaliar o nível de satisfação das necessidades informacionais. Para coletar os dados utilizou-se um questionário pré-testado por intermédio de um estudo piloto. O questionário, com seis questões principais que se desdobraram em 59, foi respondido por 18 pedagogas atuantes no ensino médio de colégios estaduais distribuídos em todas as regiões da cidade. As necessidades informacionais das participantes foram relacionadas às suas tarefas cotidianas e categorizadas em atividades de incentivo à aprendizagem dos educandos, utilização de tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de aprendizagens, e atividades de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade. Os resultados demostraram que as principais competências profissionais desses pedagogos são as relativas às habilidades de participar das decisões concernentes à gestão da instituição e à análise comportamental dos educandos. As mais frequentes necessidades informacionais dizem respeito às atividades de gestão e de análise comportamental, além daquelas sobre integração entre colégio, família e comunidade. As fontes de informação mais utilizadas são os colegas de trabalho, os estudantes e o portal de educação oficial do estado. Quanto à avaliação da satisfação das necessidades de informação para a execução de suas atividades, os resultados apontaram que as participantes encontram-se satisfeitas. Tendo-se por base que não existe aprendizagem e, consequentemente educação, sem informação, este estudo contribuiu com a área de educação no delineamento do perfil do profissional pedagogo em suas atividades cotidianas.

Palavras-chave


Competência em Informação – Pedagogos; Comportamento Informacional – Pedagogos; Necessidades de Informação; Busca da Informação; Uso da Informação.

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