Última alteração: 2017-10-12
Resumo
A aplicação de estratégias de gestão da informação híbrida em bibliotecas públicas proporciona à sua estrutura organizacional o desenvolvimento de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de comunidades, na medida em que contribui para o bom funcionamento da instituição. O problema desta pesquisa vinculou-se ao potencial que as bibliotecas híbridas oferecem à sociedade. Assim, estabeleceu-se um elo entre os ambientes híbridos, a gestão da informação e o processo de desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. O objetivo foi verificar de que maneira as bibliotecas híbridas do Reino Unido e do Brasil, por meio de suas políticas públicas, tecnologias e estruturas organizacionais, podem oferecer estratégias de desenvolvimento das comunidades nas quais estão inseridas. A pesquisa se caracterizou por ser de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória e utilizou-se do método de Estudo de Casos Múltiplos, assim como do método comparativo de pesquisa Cross-Culture para realizar as comparações entre os contextos do Reino Unido e do Brasil. A Análise de Conteúdo foi usada para estabelecer as categorias de base para a exploração dos dados, por meio do levantamento bibliográfico na literatura da Ciência da Informação acerca das semelhanças e diferenças existentes entre o conceito de “hibridez” e o ambiente estrutural da biblioteca pública. Algumas semelhanças entre as bibliotecas estudadas estão intimamente ligadas à proposta de que o papel dessas bibliotecas é mover ações para criar oportunidades de leitura e escrita para todos os grupos de sua população de usuários. A grande diferença está no fato de as do Reino Unido possuírem uma forte base teórica na literatura para o desenvolvimento de suas práticas, o que reflete nas múltiplas ações que concretizam o sentido do hibridismo nessas instituições. Desse modo, o conceito de bibliotecas híbridas deve ser visto como uma das atividades potenciais das bibliotecas públicas no desenvolvimento de suas comunidades.