Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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INFORMAÇÃO, INCLUSÃO E CIDADANIA: UM ESTUDO DOS PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL DESENVOLVIDOS NO PROBEX/UFPB
Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Maria Lívia Pacheco de Oliveira

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


A necessidade de inclusão de parcelas da sociedade que ainda são privadas do acesso à informação por meio das tecnologias de informação e comunicação motiva a formulação de projetos de inclusão digital por diversas instituições. Nesse cenário, a universidade desenvolve um papel fundamental não apenas ao contribuir com pesquisas sobre inclusão digital, mas também por desenvolver ações de inclusão junto à comunidade, apoiada na prática extensionista, o que levou à formulação da seguinte problemática: sob quais critérios e através de que condições os projetos de extensão que tratam de inclusão digital são criados, implementados e geridos? Objetivou-se analisar, sob os pressupostos teóricos da Ciência da Informação, os projetos de extensão aprovados no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PROBEX), no ano de 2015, na UFPB, que versam sobre inclusão digital. Ainda em relação a esses projetos, buscou-se analisar os conceitos e as metodologias que os orientam; conhecer as suas condições ambientais internas e externas de funcionamento; analisar, sob uma perspectiva transdisciplinar, as ações de inclusão digital desenvolvidas nesses projetos; e, por fim, desenvolver estudos que auxiliem na elaboração de diretrizes voltadas para projetos de inclusão digital a partir da análise de experiências práticas desenvolvidas no âmbito interno da UFPB. A pesquisa é do tipo documental e de campo, de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário, aplicado junto aos alunos extensionistas e também àqueles atendidos pelos projetos, e entrevistas semiestruturadas, realizadas com os docentes coordenadores dos projetos e com o diretor de uma instituição parceira. Percebeu-se que o planejamento dessas experiências foi pautado por uma leitura teórica que associa inclusão digital à inclusão social, entretanto, nem todas as atividades foram desenvolvidas a partir de uma perspectiva voltada para a educação para a cidadania. Observou-se, ainda, a necessidade de um melhor planejamento das parcerias externas, viabilizando, assim, um maior alcance e continuidade das ações extensionistas junto à sociedade.

Palavras-chave


Informação; Cidadania; Extensão Universitária - Universidade Federal da Paraíba; Inclusão Digital; Inclusão Social

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