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PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA EM BIBLIOTECAS DA REDE SESC
Vagner da Rosa Amaro, Patrícia Vargas Alencar

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Este artigo focaliza a mediação da leitura realizada pela rede de bibliotecas do Sesc - Serviço Social do Comércio. Verifica os impactos das atividades que incentivam a leitura literária, bem como reflete sobre o papel do bibliotecário como promotor dessas atividades. Seu objetivo geral é investigar as ações de mediação da leitura realizadas pela rede de bibliotecas do Sesc e seus reflexos no público participante. É uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva cujos dados foram obtidos por intermédio de aplicação de questionário em três Bibliotecas da rede, selecionadas, dentre outras características, em razão do destaque de suas ações culturais. Foram coletados dados dos envolvidos nas atividades de mediação da leitura das bibliotecas do Sesc, a saber: bibliotecários, mediadores de leitura e participantes das atividades. Foram mapeadas as ações realizadas pelas bibliotecas consideradas como mediação da leitura. A análise dos dados mostra que as atividades de leitura não determinam o aumento da leitura de livros pelos participantes. Constatou-se a necessidade da avaliação da influência das atividades de leitura sobre os participantes, bem como notou-se a importância de o Bibliotecário assumir o seu papel social de mediador nas ações culturais do Sesc que envolvem, sobretudo, o letramento literário. Este estudo assinala para a necessidade de um investimento qualitativo na formação dos bibliotecários na função de mediadores de leitura para o aprimoramento de suas práticas.


Palavras-chave


Mediação da Leitura; Letramentos; Formação do Bibliotecário

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