Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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UMA PERSPECTIVA PARA INTERSEÇÃO E UNIÃO DE CONCEITOS E CONTRIBUTOS : INCLUSÃO DIGITAL, COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E LITERACIAS DIGITAIS
Benedito Medeiros Neto, Brasilina Passarelli

Última alteração: 2017-10-15

Resumo


A inclusão digital foi por longo tempo apoiada pelos telecentros, e ele  foi o espaço do fomento à participação cidadã por intermédio da oferta de atividades aprendizagem para o aumento da frequência à Internet, tais como cursos de capacitação e oficinas na última década.  O conceito de competência em informação adotado no Brasil, como tradução da terminologia information literacy oriunda da prática bibliotecária norte-americana, sugere uma série de etapas necessárias para que o indivíduo possa acessar, usar, avaliar e comunicar a informação. Os conceitos de literacia e literacias digitais, com base em suas traduções literais, têm sido empregados e explorados como capazes de conferir compreensão mais abrangente ao fenômeno cognitivo e social, ele possibilita representar as novas habilidades relacionadas à apropriação e uso das TIC na contemporaneidade. A evolução tecnológica atingiu outro nível de maturidade,  e  é possível pensar em convergência, hibridismos e interação mediante os mais diversos equipamentos, meios e mídias. A  capacidade de conexão já existente, energia disponível e com  potencial de análise de dados expande verticalmente, e a capacidade das pessoas que se expande horizontalmente, leva-se a usar os conceitos, não mais individual, mas juntos, seja pela união ou  pela interseção


Palavras-chave


Literacia Digital; Competência informacional; Exclusão digital; União de conceitos; Interseção de conceito

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