Última alteração: 2017-10-15
Resumo
A inclusão digital foi por longo tempo apoiada pelos telecentros, e ele foi o espaço do fomento à participação cidadã por intermédio da oferta de atividades aprendizagem para o aumento da frequência à Internet, tais como cursos de capacitação e oficinas na última década. O conceito de competência em informação adotado no Brasil, como tradução da terminologia information literacy oriunda da prática bibliotecária norte-americana, sugere uma série de etapas necessárias para que o indivíduo possa acessar, usar, avaliar e comunicar a informação. Os conceitos de literacia e literacias digitais, com base em suas traduções literais, têm sido empregados e explorados como capazes de conferir compreensão mais abrangente ao fenômeno cognitivo e social, ele possibilita representar as novas habilidades relacionadas à apropriação e uso das TIC na contemporaneidade. A evolução tecnológica atingiu outro nível de maturidade, e é possível pensar em convergência, hibridismos e interação mediante os mais diversos equipamentos, meios e mídias. A capacidade de conexão já existente, energia disponível e com potencial de análise de dados expande verticalmente, e a capacidade das pessoas que se expande horizontalmente, leva-se a usar os conceitos, não mais individual, mas juntos, seja pela união ou pela interseção