Última alteração: 2017-10-10
Resumo
As últimas décadas foram marcadas pelo avanço das tecnologias associadas à internet. Juntamente com o surgimento de problemas relacionados à recuperação de informações e dificuldades ligadas à representação e a organização dessas nas instituições. As instituições investiram em tecnologias e em ferramentas a fim de atender ao novo contexto informacional. Neste sentido, as taxonomias corporativas mostraram-se úteis ao responderem a esses anseios. Elas exercem a função tanto de organizar quanto de representar o ambiente informacional por meio da hierarquização e padronização de termos e conceitos. O uso difundido deste instrumento evidencia a importância de estudos que visam uma efetiva consolidação da fundamentação teórica e prática, com intuito de substituir o processo intuitivo e subjetivo para a sua elaboração. No entanto, várias são as dificuldades devido à inexistência de metodologia padronizada capaz de fornecer meios eficientes para construção de uma taxonomia corporativa, capaz de correlacionar áreas e processos de negócio, preservando a especificidade da linguagem utilizada na organização. O presente artigo tem como premissa propor um Procedimento Operacional que oriente de maneira detalhada as etapas de construção e implementação de taxonomias corporativas. Tal procedimento, elaborado por meio de constatações teóricas e práticas vivenciadas pelas autoras, por meio de atividades consultivas, permitirão a condução, aplicação e verificação das etapas em ambientes institucionais de forma prática.