Última alteração: 2017-10-12
Resumo
A informação é um componente intrínseco em todos os processos de uma organização. A conduta e a abordagem tradicionais na gestão dos escritórios de advocacia não mais garantem seu sucesso e sobrevivência, sendo fundamental a adoção de uma forte orientação ao cliente e o conhecimento da concorrência para o sucesso nos dias atuais. O volume de informações jurídicas produzidas é muito grande, tornando a recuperação da informação desejada mais difícil. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi propor ações para a gestão da informação para escritórios de advocacia, focado no desenvolvimento das atividades profissionais dos advogados. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como descritiva exploratória. A estratégia escolhida para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizá-la por meio do método de estudo de caso. O estudo de caso exige a triangulação de instrumentos a serem aplicados na pesquisa. Os instrumentos aplicados foram: questionário, entrevista, análise documental e observação direta. A partir das informações coletadas nos questionários com os sócios, no levantamento de documentos e na observação direta foi realizada a análise dos dados, a fim de determinar as forças e fraquezas do negócio. Essas serviram de base para determinar os objetivos estratégicos, tendo como destaque, aumentar o número de clientes, atender as demandas num tempo relativamente menor, melhorar a qualidade técnica na prestação dos serviços advocatícios e criar um banco de dados disponíveis para a atuação dos advogados na organização. Como resultados infere-se que a grande dificuldade dos escritórios de advocacia é a recuperação das informações necessárias em tempo hábil, tendo em vista que em sua maioria não possuem um sistema estruturado de gestão de informação, foco desse estudo. Todo esse contexto acaba por exigir que os escritórios de advocacia se preocupem em ter um planejamento, bem como um posicionamento de mercado para que possam manter-se competitivos na gestão de seu negócio.