Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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CIÊNCIA E CRISE DE PERCEPÇÃO NO FILME O PONTO DE MUTAÇÃO
Maria de Fátima Oliveira Costa, Jefferson Veras Nunes, Adriana Nóbrega da Silva

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Aborda o uso de filmes como um recurso didático-pedagógico, com o objetivo de realizar uma análise acerca do filme O ponto de mutação, buscando apontar a necessidade de uma nova visão de mundo, frente a uma crise de percepção pela qual passaria a humanidade. No filme é contextualizado parte do desenvolvimento da ciência, ressaltando, contudo, a importância de outros paradigmas e epistemes frente aos processos sociais, culturais, técnicos, políticos e econômicos da vida contemporânea. Na metodologia o estudo foi caracterizado como exploratório, de natureza qualitativa; a abordagem adotada foi um estudo de caso. Para a coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada contendo dez questões dirigidas  aos alunos da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Nos resultados foi observado o nível de relação entre o filme e a disciplina de modo satisfatório, indicando nesse sentido, que o filme pode ser utilizado como uma ferramenta para aprimorar as práticas de sala de aula, e facilitar a aprendizagem no ensino superior, principalmente no semestre em que é ministrada essa disciplina,  campo especifico para o entendimento e aplicação da pesquisa. Nas considerações finais, foi possível perceber que o filme pode proporcionar uma visão sistêmica do mundo, centrada nas conexões entre os seus elementos, tanto no plano micro como no macro. Desse modo, o filme “O ponto de mutação” chama a atenção para o fato de que não se deve olhar para os problemas globais tentando solucioná-los separadamente; ao contrário, deve-se tentar observar as conexões entre eles, para perceber e compreender o mundo como uma grande teia de relações.

 


Palavras-chave


Filme; Recursos Didático-pedagógicos; Ciência

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