Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
Articulação entre media e information literacy: uma nova alfabetização para a informação e a mídia
Helen Pícaro Casarin, Mariana Pícaro Cerigatto

Última alteração: 2017-09-15

Resumo


Em um ambiente digital que preza pela cultura da participação, multiplicam-se, cada vez mais, os conteúdos informativos, de entretenimento, comunicação, entre outros. Mídias tradicionais, novas mídias e seus conteúdos convivem juntos e demandam habilidades de manipulação, avaliação crítica, seleção e reflexão. Neste cenário, novas alfabetizações estão sendo proclamadas. Órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura, a Ciência, enfatizam a necessidade de unir várias áreas de literacias que antes estavam separadas, propondo a competência informacional e midiática. O artigo traz um recorte da tese de doutorado em andamento, apresentando um extenso levantamento de pesquisas recentes sobre a articulação entre as áreas de competência informacional e midiática. O estudo ainda se baseou na análise de autores da área de competência informacional que elaboraram propostas de atividades para trabalhar com a mídia ou conteúdos midiáticos de forma educativa e em bibliotecas.  O intuito foi examinar qual noção de competência midiática que esses autores possuem, baseando-se em fundamentos de autores advindos da competência midiática. Espera-se, com esta pesquisa, que se possa fortalecer o aporte teórico da área de competência informacional e assim chamar a atenção, também, para que os estudiosos e especialistas da área procurem se aproximar dos estudos, grupos de pesquisas e instituições que investigam e promovem a competência midiática e que a articulação entre os dois campos possa atender melhor os anseios de alfabetização do mundo digital e midiático em que vivemos.


Palavras-chave


nformation literacy; media literacy; multi alfabetizações

Texto completo: PDF