Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO E VIDEOATIVISMO: uma análise do atributo folksonomia
Jéssica Amorim Nascimento, Angela Maria Grossi de Carvalho

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


As tecnologias digitais associadas à mobilidade e à web social transformaram as relações sociais em diversas esferas. Diante da alta produção de dados e informações disponíveis para o seu acesso, na atualidade, navegar e recuperar conteúdos em ambientes informacionais não é tão simples, considerando o exponencial excesso de informação. Os ambientes têm se tornado cada dia mais cooperativos e a massa de informação depositada e compartilhada diariamente cresce de acordo com o número de usuários – o que modificou a relação que temos com a forma de compartilhar as informações na web, bem como a forma que produzimos ou realizamos qualquer tipo de manifestação social. A transformação da web mudou a maneira como lidamos com as informações, evoluindo as formas de navegar em ambientes colaborativos, criar conteúdo e encontrar informações na rede. De acordo com essa premissa, este artigo apresenta um estudo que buscou analisar a folksonomia – atributo da Encontrabilidade da Informação de Vechiato e Vidotti (2014), que analisa a etiquetagem social – partindo dos usuários. A análise foi realizada no ambiente YouTube, coletando as informações sobre os protestos do dia 17 de julho de 2013 e identificando o conteúdo de videoativismo para compreender de que forma o atributo presta contribuição para a aplicação da Encontrabilidade da Informação.

Palavras-chave


Encontrabilidade da Informação; Folksonomia; Videoativismo

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