Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
DESCONSTRUINDO A NATUREZA INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: APROXIMANDO OS ESTUDOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Zayr Claudio Gomes da Silva, Marlene de Oliveira

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Considerando a ciência da informação “interdisciplinar por natureza”, problematiza sua constituição epistemológica discutida metodologicamente por meio de indícios quantitativos e da representação de enunciados e discursos adotados na comunicação científica. Faz aqui uma revisão de literatura, buscando destacar um possível diálogo entre a interdisciplinaridade na ciência da informação e os Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Essas abordagens podem se configurar como uma espécie de transgressão epistêmico-metodológica em torno da interdisciplinaridade na ciência da informação, desconstruindo esse processo naturalizador que se baseia na representação de enunciados e discursos inscritos nos produtos comunicados cientificamente. Permite compreender a interdisciplinaridade como um processo de construção social e cultural, ponderando as redes empíricas de sua produção científica, considerando as inscrições literárias, práticas de ensino, negociações políticas e controvérsias coexistentes no campo agonístico, que deslocam e remontam constantemente seus diversos atores (pesquisadores, conceitos, teorias, métodos e outras linguagens disciplinares).


Palavras-chave


Ciência da Informação; Interdisciplinaridade; Natureza Interdisciplinar; Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade; Sociologia da Ciência.

Texto completo: PDF