Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ÉTICA EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
Arthur Coelho Bezerra, Andréa Doyle

Última alteração: 2017-10-15

Resumo


O presente artigo é uma exposição argumentativa sobre a competência em informação e a ética na academia, baseada em pesquisa bibliográfica. O fio condutor do trabalho é a análise crítica do Framework for Information Literacy for Higher Education, da Association of College & Research Libraries (ACRL), a partir das questões éticas tratadas ou subentendias ao longo do documento. A discussão ética passa a ser central a partir do momento em que o Framework insere a noção de participação ética nas comunidades de aprendizagem na definição do conceito de competência em informação. O texto dialoga com as pesquisas sobre ética da informação de Rafael Capurro e Luciano Floridi, destacando a importância do contexto cultural (para o primeiro) e da infosfera (para o segundo). Se relaciona, também, com os trabalhos de pesquisadoras brasileiras como Elisabeth Dudziak, Regina Belluzzo e Marcia Rosetto, além de publicações sobre a chamada competência crítica em informação, voltadas, dentre outros assuntos, para análises críticas sobre as definições de competência em informação (como as apresentadas no documento da ACRL). Conclui que o Framework corresponde a um passo importante para uma compreensão mais crítica e ampla do conceito de competência em informação, e sugere que suas recomendações sejam entendidas, criticadas e adaptadas à realidade brasileira para que o documento se torne, de fato, um instrumento útil para a construção coletiva do conhecimento.


Palavras-chave


Competência em informação; Competência crítica em informação; Ética; Framework for Information Literacy for Higher Education; ACRL.

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