Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
AUTORIA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: uma análise dos artigos dos Bolsistas Produtividade em Pesquisa (2012-2016)
Rafael Gutierres Castanha, Maria Cláudia Cabrini Grácio

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


A colaboração entre pesquisadores é um processo social interativo oriunda das parcerias científica, que ocorre por diferentes motivos e formaliza-se usualmente na forma das coautorias nas produções científicas. Em muitos casos, as parcerias científicas se iniciam nas relações de orientação de pós-graduação e, em outros casos, pela aproximação e interação entre pares. No Brasil, nessa dinâmica, destaca-se a figura dos pesquisadores bolsistas PQ do CNPq, com pesquisas de reconhecida relevância e significativo papel na formação de novos pesquisadores, em especial em nível de pós-graduação. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar o tipo de coautoria presente na produção científica dos bolsistas PQ da área da Ciência da Informação, a fim de visualizar a dinâmica da produção do conhecimento científico deste grupo de pesquisadores, identificando sua produção individual, interpares, assim como a decorrente da relação orientando-orientador. Para tal, reuniram-se os 47 bolsistas PQ da CI em 3 grupos: PQ-1A/B, PQ-1C/D e PQ-2 e recuperaram-se 806 artigos científicos produzidos pelo grupo de 2012 a 2016. Cada artigo foi categorizado quanto ao tipo de autoria: individual, relação orientando-orientador e autoria múltipla. Concluiu-se que, no geral, a maioria dos artigos é produzida em autoria múltipla. Uma porcentagem significativa da produção é oriunda da relação orientando-orientador.

Palavras-chave


Coautoria; Relação orientando-orientador; Produção científica dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa da Ciência da Informação.

Texto completo: PDF