Última alteração: 2017-09-15
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir em breves apontamentos sobre a ideia de Competência em Informação (Information Literacy) como categoria de análise introduzida pelas áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação e como possibilidade de análise ético-política da exclusão digital. O percurso metodológico adotado na elaboração deste trabalho consistiu de revisão de literatura. A abordagem aqui pretendida parte do entendimento de que a exclusão e as desigualdades digitais são as novas configurações da exclusão e da desigualdade social na sociedade contemporânea, aumentando as distâncias que separam determinados indivíduos dos benefícios e possibilidades ocasionados pelo acesso, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação, particularmente a internet, ou seja, a exclusão digital seria geradora de problemas sociais com dimensões éticas e políticas na sociedade contemporânea. Argumenta, sem a pretensão de exaustão e/ou de cobrir todo o tema, sobre a dialética da inclusão/exclusão digital relacionando essa discussão a noção de competência em informação, o que inclui uma breve apresentação sobre seus enquadramentos e modelizações teórico-metodológicos presentes na literatura que trata deste campo temático como possibilidade de análise crítica, ética e política da desigualdade social na sociedade contemporânea. Conclui que a competência em informação enquanto conceito e perspectiva de análise precisam ser tratados para além dos enquadramentos e modelizações teórico-metodológicas tecnicistas que engessam suas possibilidades de interpretação do real.