Última alteração: 2017-10-15
Resumo
O desenho disciplinar da Ciência da Informação pode ser estabelecido a partir dos elementos que compõem os programas disciplinares do campo, no Brasil. Para tanto, buscou-se apontar os elementos disciplinadores, caracterizar o contexto de institucionalização destes elementos, e evidenciar os contornos dos programas disciplinares da área. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, por intermédio de um levantamento bibliográfico e documental. A coleta de dados foi realizada na Plataforma Sucupira, na Plataforma Lattes, no Laboratório de Tecnologias Intelectuais e nas plataformas de periódicos científicos. Os dados coletados foram sistematizados em quadros e ilustrações, e analisados e discutidos em consonância com os referenciais teóricos. Os resultados apontam que os programas disciplinares promovem construções disciplinares identificadoras, pautadas no objeto de estudo da área, a informação. Isso foi percebido no âmbito dos programas de pós-graduação por meio das áreas de concentração, da formação do corpo-docente pesquisador, do financiamento das pesquisas, das associações e do foco e escopo dos periódicos científicos. Considerou-se que o uso, as práticas e os processos são essenciais para estabelecer as atribuições, favorecer ligações e difundir técnicas entre todas as áreas que se correlacionam com a Ciência da Informação.