Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
SNIIC: A PLATAFORMA DIGITAL DE CULTURA BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DAS CONVERGÊNCIAS ENTRE O DESIGN E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Anahi Rocha Silva, Maria José Vicentini Jorente

Última alteração: 2017-10-14

Resumo


Esta comunicação traz resultados da pesquisa de mestrado defendida em um Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação no ano de 2016. Esta pesquisa teve como objeto o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Cultural (SNIIC), criado pelo governo federal com o objetivo de mapear e agregar, em base de dados única, informações referentes à cultura brasileira e que apresenta grandes desafios para sua implementação e execução, ante suas características de sistema complexo, híbrido e convergente. Nesse sentido nos propomos a analisar o SNIIC sob as perspectivas da Ciência da Informação e do Design da Informação, estabelecendo como objetivo geral identificar recursos e subsídios que ampliem as possibilidades de acesso, compartilhamento e apropriação da informação. A pesquisa é classificada como bibliográfica, exploratória, teórico-aplicada, pois visa estabelecimento de um produto/serviço para melhorar o sistema de busca e recuperação da informação. Os resultados da análise confirmaram o grande potencial da plataforma, mas revelaram algumas dificuldades, como o sistema de busca e recuperação da informação. Para a correção deste problema sugerimos a aplicação prática de um tesauro sobre cultura, convertido no modelo Simple Knowledge Organization System (SKOS) em padrão Resouce Description Framework (RDF), com vistas à organização, recuperação e interoperabilidade entre diferentes sistemas de informação e Web Semântica, permitindo que o usuário realize consultas utilizando seu vocabulário de comum uso, provendo assim uma maior acessibilidade às informações mantidas pelo SNIIC.

Palavras-chave


Ciência da Informação. Design da Informação. Convergências de Linguagens. Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. Curadoria digital da Cultura.

Texto completo: PDF