Última alteração: 2017-09-15
Resumo
O presente estudo analisa o discurso do jornal BOM DIA Bauru na construção de sua própria imagem, da posição do leitor e da prática de leitura, numa mediação em que efeitos de sentido são produzidos a partir da relação com a informação. O objetivo foi o de entender a posição do jornal e as questões de análise tentam responder como a leitura e o leitor são abordados pelo jornal. Para atingir os objetivos propostos, foi abordada teorias referente a relação leitor e texto e para o estudo da presença do leitor no texto, utilizamos como metodologia a Análise do Discurso de linha francesa. Foram selecionados textos do jornal do mês de setembro de 2010 referentes à mudança de layout e editorias do periódico. O jornal BOM DIA Bauru pode ser descrito como um jornal popular, vendido a baixo preço, de leitura rápida, que se posiciona a serviço do leitor. A análise demonstrou que o jornal constrói a ideologia de que é indispensável à necessidade informativa de seu leitor, e que a prática de leitura é uma questão de layout, porém o leitor não foi consultado sobre tais mudanças. O leitor é caracterizado em perfis sócio profissionais e O BOM DIA posiciona o leitor como flexível, que realiza leitura rápida, em multimeios, situando a leitura e o leitor no espaço das tecnologias.