Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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DOCUMENTOS “SENSÍVEIS” E CENSURA NO PERÍODO DO AI-5 (1968-1978) NO BRASIL
Emanuella Maria Barbosa Lourenço Bezerra, Raimundo Nonato Macedo dos Santos

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


O estudo alicerça-se teórica e metodologicamente em referencial pós estruturalista de cunho foucaultiano no âmbito da Ciência da Informação (CI) em diálogo com os estudos memoriais desenvolvidos por Thiesen (2012, 2013a, 2013b, 2013c, 2017), Halbwachs (2006) e Holanda (2012). Objetiva-se com isso analisar os ecos discursivos e memoriais que emergem de documentos informacionais de caráter “sensível”, originários de período repressivo, de censura, mas impregnados de questões culturais, sociais e políticas. Logo, analisa-se por meio dos pressupostos da área a possível sensibilidade dos documentos eleitos enquanto amostra, norteando-se por Thiesen (2012, 2013a, 2013b, 2013c, 2017), onde ao desenvolver uma cartografia de documentos, identificou-se uma amostra composta por um total de 25 letras das músicas de Chico Buarque enviadas aos órgãos de censura vigente no período de 1968-1978 e que tiveram seu teor vetado total ou parcialmente. Ressalta-se que o objeto eleito apresenta forte teor memorial e político para além de sua natureza cultural. No plano metodológico, foram utilizadas as técnicas de Análise de Assunto desenvolvida no âmbito do Tratamento Temático da Informação (TTI), além do recurso de Análise Discursiva alinhada com a corrente francesa. Foi possível compreender que os artefatos culturais, em sua forma documental, analisados na perspectiva memorial, contribuem para uma possível (re)construção da memória coletiva do período em que tais documentos foram produzidos, além de constituir-se enquanto um novo objeto de análise no âmbito da Ciência da Informação.


Palavras-chave


Documentos sensíveis. Memória coletiva. Ciência da Informação. Música (Documento) – Censura. Ditadura – Brasil (1964-1985).

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