Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A AVALIAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS INSTITUCIONAIS
Henry Poncio Cruz de Oliveira, Mayane Paulino de Brito e Silva

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Argumenta que a Arquitetura da Informação Pervasiva surge devido à compreensão de que os trabalhos teóricos e práticos em Arquitetura da Informação tradicional passaram a não responder integralmente aos problemas informacionais e tecnológicos da atualidade. Estabelece como questão de pesquisa: Como a Arquitetura da Informação Pervasiva pode subsidiar, metodologicamente, a avaliação de Repositórios Digitais Institucionais? Objetiva construir um aparato metodológico para avaliação da Arquitetura da Informação Pervasiva em Repositórios Digitais Institucionais. O percurso metodológico adotado foi embasado no método quadripolar, considerando-o como adequado para investigação global em Ciência da Informação. Como resultado traz um modelo adaptado do ensaio metodológico generalista de Oliveira (2014) para avaliação da Arquitetura da Informação Pervasiva no contexto específico dos Repositórios Institucionais e destaca que o presente modelo adaptado está sendo validado numa pesquisa interinstitucional complementar que toma como campos empíricos os Repositórios Institucionais da UFPB e da UFRN.

Palavras-chave


Arquitetura da Informação Pervasiva. Repositórios Digitais Institucionais. Ciência da Informação. Informação e Tecnologia.

Texto completo: PDF