Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
A CONCEPÇÃO DE APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS PERIÓDICOS DA ÁREA “COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO” E ANAIS DO ENANCIB
João Arlindo dos Santos Neto, Sueli Bortolin, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Última alteração: 2017-09-15

Resumo


Apresenta resultados do Projeto de Pesquisa Ética, Mediação e Apropriação na Ciência da Informação, a partir de investigações do Grupo de Pesquisa Interfaces Informação e Conhecimento. Entre os objetivos, um deles foi compreender a concepção dos pesquisadores brasileiros e estrangeiros quanto à apropriação da informação na literatura da Ciência da Informação. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, em periódicos nacionais e internacionais e anais dos Enancib disponíveis on-line sem delimitação temporal. A busca se deu a partir do termo “apropriação da informação” no campo do título ou palavras-chave. A técnica de análise foi a Análise de Conteúdo, mais especificamente a análise categorial proposta por Laurence Bardin e, também, um estudo bibliométrico seguindo a Lei do Elitismo de Price.  Como resultados, apresenta: os periódicos que publicaram o maior número de artigos; os autores mais produtivos; as palavras-chave mais empregadas; os autores mais citados; os métodos e técnicas mais utilizados; e, um conceito embrionário para apropriação da informação. Analisa que as definições encontradas explicitam um discurso que se divide em quatro categorias: conceitos; características; complexidade; e, repercussões da apropriação. Considera que diante do córpus expressivo, o número de produções voltado especialmente à temática investigada ainda é baixo. Conclui que é recente a discussão sobre a apropriação da informação na Ciência da Informação e vislumbra-se o GT 3, como um foro privilegiado para o crescimento, aprimoramento e fortalecimento das discussões voltadas a apropriação.


Palavras-chave


Apropriação da informação; Pesquisa bibliográfica - Artigos de periódicos; Pesquisa bibliográfica - Anais do Enancib; Análise de Conteúdo; Estudos métricos - Lei de Price.

Texto completo: PDF