Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Aborda a gestão do conhecimento como modelo gerencial, verificando se as ações da rede de bibliotecas de um Instituto Federal, especificamente no âmbito de seu sistema de bibliotecas, estão voltadas a essa prática organizacional, sendo produto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Tem como objetivo estabelecer um modelo conceitual de gestão do conhecimento para a rede de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará, além de identificar e analisar alguns dos principais modelos de gestão do conhecimento existentes na literatura nacional e internacional. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, de cunho qualiquantitativa, realizada por meio de estudo de caso. Os resultados revelam que o sistema de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará possui iniciativas incipientes de gestão do conhecimento, necessitando com urgência formalizar seus processos, alinhar o planejamento estratégico às práticas de gestão do conhecimento, mapear seus conhecimentos e competências, bem como desenvolver procedimentos e metodologias que facilitem esse trabalho. Com base nos levantamentos realizados e resultados auferidos, foi possível identificar na literatura alguns modelos de gestão do conhecimento, optar por um deles e aperfeiçoa-lo, criando um modelo conceitual de gestão do conhecimento a ser implementado no sistema de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará.