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MEDIAÇÃO INFORMACIONAL PARA ACESSIBILIDADE: PERSPECTIVAS PARA O SETOR PÚBLICO
Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Trata da necessidade de capacitação profissional para a mediação informacional na esfera pública, visando contribuir com a implementação da acessibilidade tanto física, quanto digital para atender a servidores e cidadãos com deficiência. A pesquisa de natureza qualitativa e de cunho descritivo e exploratório, foi desenvolvida no contexto do Projeto de Pesquisa e Extensão “Acessibilidade: Informação e Educação para Democracia”, realizado pela Câmara dos Deputados e pela Universidade Federal de Pernambuco, reconhecido e credenciado pela Portaria MEC 51/2015. Dessa forma, foi realizado um levantamento na Web por grupos que pesquisam sobre acessibilidade, registrados no diretório da plataforma lattes. Além de por cursos que tivessem como foco a temática Acessibilidade, ministrados a nível nacional. Como resultados, foram identificados setenta e três grupos de pesquisa em atuação no momento, em diversas instituições brasileiras. Além de dezoito cursos que focam na acessibilidade, sendo apenas um voltado para atividades multiprofissionais para atendimento às pessoas com deficiências. Verificou-se que ainda existe uma lacuna na oferta de cursos especializados para preparar os servidores para compreenderem e implementarem a acessibilidade em seus órgãos, e para atuarem como mediadores da informação no atendimento às demandas das pessoas com deficiência, proporcionando e garantindo, assim, a inclusão e interação facilitada com esses cidadãos.
Palavras-chave
Capacitação Profissional; Mediação da Informação; Acessibilidade
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