Última alteração: 2017-09-16
Resumo
: Com o aporte do conceito de formação discursiva de Michel Foucault (2012) e estudos sobre a questão da identidade, o presente trabalho apresenta uma análise do esmaecimento de discursos nos sistemas de classificação bibliográfica, nomeadamente Classificação Decimal de Dewey (CDD) e Classificação Decimal Universal (CDU). Para operacionalizar a análise proposta, examinaram-se dos esquemas de classificação bibliográfica e reuniram-se algumas narrativas de especialistas da Religião, para reflexão sobre o papel de referidos sistemas e respectivo arranjo na representação do conhecimento de um babalorixá, um cientista da religião, um espírita, um evangélico e de um padre. Nesse ponto, apoiou-se também nas questões de identidade, para o entendimento de como os procedimentos de controle do discurso e sua legitimação podem promover a naturalização da ausência de povos e crenças, tanto na CDD quanto na CDU, sistemas que têm a pretensão de serem aplicados universalmente. Nos resultados, observa-se que a análise do arranjo dos sistemas de classificação bibliográfica bem como das narrativas dos especialistas da religião demonstraram o viés católico, o esmaecimento e, por vezes, até a exclusão de crenças e alteridades. Além disso, apontam para a necessidade de se mobilizar novas ferramentas que contribuam para a representação não hegemônica do conhecimento.