Última alteração: 2017-10-10
Resumo
No contexto de um paradigma social e tecnológico, as instituições e organizações começaram a aprimorar sua presença no contexto digital por meio de sítios web, aplicativos e criação de perfis em redes sociais diversas. Nesse cenário, este artigo tem como objetivo analisar a disseminação e comunicação da informação acadêmica em instituições federais de ensino superior brasileiras. Esta é uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, de cunho descritivo, que utiliza o método comparativo. Para análise dos sítios web das instituições foram utilizados critérios baseados nos subsistemas da Arquitetura da Informação e as diretrizes do Design da informação. Também, foi analisado o uso de canais de comunicação alternativos, observando a frequência de publicação de informação e a interação com a comunidade. Este é um estudo piloto integrante de uma pesquisa de mestrado e apresentou como resultados iniciais que, quanto a disponibilização, as duas instituições investigadas tem ajustes que podem ser realizados na organização e apresentação das informações em seus sítios, e quanto a comunicação observou-se que há a preocupação das instituições em se fazer presente em mídias sociais diversas e que os interagentes vem, cada vez mais, utilizando esses canais para comunicação.