Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
TENDÊNCIAS EM PESQUISA NO GT 2 DO ENANCIB: análise das comunicações científicas de 2003 a 2016 com base nas palavras-chave atribuídas pelos autores
Gracy Kelli Martins, Denysson Axel Ribeiro Mota, André Anderson Cavalcante Felipe

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre as tendências de pesquisa das  comunicações científicas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, no Grupo de Trabalho 2: Organização e Representação do Conhecimento. Como objetivo, avalia as palavras-chave atribuídas pelos autores e identifica, para cada uma destas, as classes conforme a estruturação do Classification System for Knowledge Organization Literature – Sistema de Classificação para a Literatura de Organização do Conhecimento – desenvolvido por Ingetraut Dahlberg, em 1974. As etapas metodológicas estabelecidas foram: a) coleta das palavras-chave dos artigos atribuídas pelos seus autores, de 2003 a 2016, registradas em uma base de dados; b) análise conceitual das 975 palavras-chave obtidas, de acordo as classes conceituais do Classification System for Knowledge Organization Literature; c) identificação das tendências de pesquisa e suas variações sobre as áreas da Organização e Representação do Conhecimento mais presentes nestas produções científicas. Os resultados mostram a evolução da produção científica do Grupo de Trabalho 2 e identificam o crescimento de produções nas classes 1, 3, 4, 7 e 9, bem como o aumento inerme das classes 0 e 8 e a diminuição nas classes 2, 5 e 6. Por fim, recomenda-se o direcionamento de esforços na produção científica nas classes menos privilegiadas, de modo a fortalecer os estudos na área de Organização e Representação do Conhecimento.

Palavras-chave


Comunicação Científica. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Organização e Representação do Conhecimento. Sistema de Classificação para a Literatura de Organização do Conhecimento.

Texto completo: PDF