Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E OS VIDEOCLIPES COM MENSAGEM SOCIAL NO YOUTUBE: VISIBILIDADE, ENGAJAMENTO E CONVERSÃO
Ronaldo Ferreira de Araújo

Última alteração: 2018-03-11

Resumo


A pesquisa tem por objetivo investigar a mediação da informação e a repercussão de músicas com mensagem social na web social tendo em vista sua representatividade em termos de temas e ações de informação de interação. Por meio de um estudo cibermétrico analisa videoclipes que concorreram na última edição do MTV Video Music Award 2015 na categoria ‘Melhor vídeo com mensagem social’. Os dados dos vídeos foram coletados por meio da ferramenta Netlytic e do recurso de estatísticas do YouTube. A análise é voltada a compreensão dos temas/problemas sociais mais abordados e descrita por meio das métricas de visibilidade, engajamento e conversão. Quanto a visibilidade os vídeos somam 106.074.385 visualizações. O engajamento aponta para 1.607.363 avaliações positivas e 55.919 negativas, 1.018.630 compartilhamentos e 86.706 comentários. Em termos de conversão houveram 106.590 subscrições geradas. Os indicadores confirmam o YouTube como plataforma de mediação da informação para disponibilização de conteúdo e ações de interação em torno de vídeos com mensagem social.

Palavras-chave


Mediação da Informação; Mensagem Social; YouTube; Visibilidade; Engajamento.

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