Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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COLABORAÇÃO E PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA: A PROPÓSITO DO VÍNCULO INSTITUCIONAL DO AUTOR
Roberto Mario Lovón Canchumani, Jacqueline Leta

Última alteração: 2018-03-11

Resumo


Estudo de natureza quantitativa envolvendo informações da produção científica dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que utiliza técnicas bibliométricas a partir das medidas de coautoria, com o objetivo de mapear a atividade colaborativa e produtividade dos autores com diferentes tipos de vínculo com a instituição. O trabalho investigou 44.233 registros recuperados da base institucional, EspaçoSIGMA, de artigos publicados em periódicos no período de 2001 a 2012. Os resultados revelaram uma tendência de queda no número de artigos contendo entre 1 e 4 autores, enquanto tende a crescer o número de artigos contendo 5 autores ou mais. A análise da distribuição das autorias pelo tipo de vínculo dos autores mostrou que, como era esperado, professores e alunos de pós-graduação são os vínculos mais frequentes nos artigos em colaboração (coautoria) ao logo do período estudado. Aspecto destacado é a participação dos egressos da pós-graduação, que constituem o terceiro vínculo mais representativo da UFRJ em artigos em colaboração. A relação entre produtividade, colaboração (coautoria) e ligação institucional mostrou uma tendência de crescimento da participação de docentes conforme o número de artigos aumenta: professores representam cerca de 80% de autorias entre autores com mais de 10 artigos em colaboração. Este perfil, embora esperado, pode reforçar a ideia de que professores da UFRJ buscam fortemente associações e colaborações como estratégias para publicar seus estudos.

Palavras-chave


Colaboração; Produtividade Científica; Coautoria; UFRJ

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