Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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MULTIDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Márcia Cristine Althoff, Eliana Maria dos Santos Bahia

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


O departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina é formado pelos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. O departamento e o programa de pós-graduação citados foram selecionados como universo para uma análise que visa identificar a relação multidisciplinar existente na formação inicial dos docentes. Características da ciência da informação são evidenciadas neste artigo, e a relação disciplinar é apresentada através da análise da graduação dos docentes e os cursos em que ministram aulas. Para atender a esse objetivo, trabalhou-se a partir de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória e documental. Na conclusão, observou-se a multidisciplinaridade presente na formação inicial dos docentes e a presença da interdisciplinaridade, pois, conforme a análise dos dados, os docentes desenvolvem trabalhos relacionados às demais disciplinas ofertadas pelo departamento de Ciência da Informação. A Biblioteconomia é o curso de graduação que ocorre com mais frequência na formação inicial dos docentes analisados, que ministram aulas na graduação e na pós-graduação. Finalmente, superar a multidisciplinaridade na Academia é importante para que haja uma atuação interdisciplinar na ciência da informação, que contempla as várias formações docentes. Recomenda-se a atuação transdisciplinar através da composição de equipes multiprofissionais.


Palavras-chave


Ciência da Informação. Docentes. Formação. Multidisciplinaridade.

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