Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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AÇÃO COMUNICATIVA NOS MUSEUS: COOPERAÇÃO PARA INTERAÇÃO
Luísa Maria Gomes de Mattos Rocha, Rubens Ramos Ferreira

Última alteração: 2017-10-24

Resumo


Pesquisa exploratória e aplicada sobre o conceito de interatividade, a partir de diferentes áreas do conhecimento, com destaque para âmbito comunicacional e tecnológico dos museus, objetivando compreender o conjunto de propriedades que configura o caráter dinâmico das interações entre interagentes mediada pela comunicação. Analisa os aparatos interativos nos museus sob o ponto de vista de matrizes do conhecimento de forma a evidenciar a fundamentação dos projetos e sua aplicação nas ações de cunho tecnológico interativo. Problematiza a interatividade sob o ponto de vista da relação forma e conteúdo, refletindo sobre os princípios comunicacionais que a regem, tanto sob o prisma dos meios, da estruturação e apresentação de conteúdos, quanto sob a vertente dos fins, a construção de significados pelas comunidades. Na pesquisa aplicada, analisa os aspectos comunicacionais, informacionais e mediacionais das interfaces expositivas do tipo potencial/virtual e interação reativa/mútua no recurso de Realidade Aumentada do Museu Histórico Nacional e o do chatbot “A Voz da Arte” da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Os resultados iniciais apontam que os museus, ao assumirem uma posição hierárquica e unilateral na comunicação, acabam por limitar a informação “possível”, uma vez que não compartilham o jogo de mediação das práticas sociais e culturais da sociedade.

Palavras-chave


Museu; Comunicação; tecnologia; Interação; Cooperação.

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