Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DE VALOR NAS REDES SOCIAIS: MARX E O DEBATE CONTEMPORÂNEO
Rodrigo Moreno Marques

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Nesse artigo, busca-se estabelecer uma interlocução entre a Ciência da Informação e a Economia Política, com o objetivo de responder a seguinte questão. Como explicar a origem do valor na esfera das redes sociais? Inicialmente, apresenta-se a abordagem do trabalho digital (digital labour) que Christian Fuchs propõe como resposta para o problema colocado. A análise dessa perspectiva revela que, apesar de Fuchs defender a pertinência do arcabouço teórico de Karl Marx, sua proposta afasta-se de alguns princípios centrais do pensamento marxiano. Como alternativa para os desacertos dessa abordagem, o artigo apresenta uma interpretação das dinâmicas do valor no universo das redes sociais fundamenta nas categorias renda e renda de monopólio empregadas por Marx, bem como na distinção entre valor e preço postulada pelo pensador alemão.

Palavras-chave


Valor; Redes sociais; Digital Labour; Informação; Mercadoria dados; Economia Política da Informação e do Conhecimento.

Texto completo: PDF