Última alteração: 2017-10-12
Resumo
A relevância da sociedade da informação e do conhecimento faz com que crescentes abordagens sobre a Gestão do Conhecimento sejam realizadas e, neste contexto, diversas proposições apresentam as gerações logradas por essa temática. No entanto não é exposto um consenso que explane a trajetória percorrida pela Gestão do Conhecimento que possam apoiar as organizações na busca de vantagem competitiva e desenvolvimento organizacional. Nessa perspectiva, se apresenta essa pesquisa, que tem por objetivo determinar um consenso aproximado das gerações da Gestão do Conhecimento que possa explicar o caminho percorrido por essa, bem como suas definições e paradigmas. Para atender ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, por meio de uma revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo. Conclui-se que é possível determinar um consenso aproximado entre as etapas de desenvolvimento da Gestão do Conhecimento, apesar da distinção de nomenclaturas encontradas na literatura. Foram encontradas três gerações, definidas pelos paradigmas tecnológicos, humano e comportamental, respectivamente. Todos esses paradigmas são tratados para aplicação do conhecimento e criação de valor organizacional. Dessa forma, esse estudo desprendeu esforços para determinar aspectos que norteiam a evolução da Gestão do Conhecimento, ganhando validade e importância pela necessidade constante de estudo em relação ao conhecimento.