Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
A ABORDAGEM CLÍNICA DA INFORMAÇÃO E O PARADIGMA INDICIÁRIO: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS DE UM DIÁLOGO PARA A PESQUISA EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Claudio Paixão Anastácio de Paula

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Nesta comunicação – caracterizada como um estudo descritivo baseado em pesquisa documental em fontes de dados secundárias – reavalia-se a Abordagem Clínica da Informação a partir do Paradigma Indiciário sugerindo-a como uma alternativa para a introdução de investigações na perspectiva das práticas informacionais dentro do campo dos estudos em Gestão da Informação e do Conhecimento. Para tanto, apresentam-se os aspectos centrais de definem a abordagem analisando-os segundo uma teorização do paradigma que o descreve como uma extensão da prática semiológica médica. A partir daí busca-se uma aproximação da atuação do pesquisador na abordagem com a perspectiva adotada nos estudos de práticas informacionais. Na sequência, são apresentados cinco estudos empíricos, conduzidos na perspectiva da abordagem clínica entre os anos de 2005 e 2017, desenvolvidos por um grupo de pesquisa brasileiro voltado para o estudo das relações entre a informação e o imaginário. Em seguida, a partir da exposição de evidências e achados coletadas nos cinco estudos, e que, dificilmente, seriam acessíveis através do emprego de perspectivas mais tradicionais de estudos de usuários, avalia-se o estado atual da proposta, sua contribuição para o campo de estudos da Gestão da informação e do Conhecimento e os possíveis desdobramentos da adoção dessa mudança de postura na formação dos pesquisadores.


Palavras-chave


Abordagem Clínica da Informação; Paradigma Indiciário; Gestão da Informação e do Conhecimento; Práticas Informacionais; Imaginário.

Texto completo: PDF