Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA APRENDIZAGEM: ANÁLISE DO INSTRUMENTO DA OHIO EDUCATIONAL LIBRARY MEDIA ASSOCIATION (OELMA)
Helen de Castro Silva Casarin, Thais Guedes Ferreira

Última alteração: 2018-03-11

Resumo


Diversos estudos para mensurar o impacto da biblioteca escolar na aprendizagem dos alunos vêm sendo desenvolvidos em vários países. Estes estudos visam verificar como se dá atuação das bibliotecas escolares no país, qual a visão dos alunos e profissionais da área da Educação sobre o trabalho desenvolvido nestes ambientes e verificar através de indicadores o impacto as bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos. Vários tipos de instrumentos e técnicas são utilizados nestes estudos. O presente estudo tem como objetivo analisar o instrumento para avaliação da contribuição das bibliotecas escolares na aprendizagem utilizado no estudo Student Learning through Ohio Libraries. Utilizando a Análise de Conteúdo foram analisados: o conteúdo, a estrutura, os indicadores de aprendizagem e a forma de análise dos resultados obtidos pelo instrumento. Verificou-se que as questões estavam organizadas em sete tópicos. A análise das questões que compunham cada tópico revelou que eles abordam as seguintes competências: autonomia na busca por informações; fazer um bom uso da informação; obtenção novos conhecimentos e organização dos já adquiridos; melhoraria da leitura e escrita; melhoria de desempenho em testes e avaliações. Verificou-se que as questões são predominantemente fechadas, visando à aplicação em larga escala. As questões são bem abrangentes, compreendendo diferentes aspectos relacionados ao processo de aprendizagem. Verificou-se a ausência de alguns tópicos que poderiam contribuir para evidenciar a o papel da biblioteca escolar na aprendizagem.

Palavras-chave


biblioteca escolar; aprendizagem; impacto; instrumento de mensuração;

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